domingo, 12 de agosto de 2012

Produtos de higiene pessoal - o que deve saber?

Em nossas casas devem prevalecer os pequenos gestos de consumo sustentável.

No caso dos cosméticos (concretamente sabonetes, champôs, dentífricos e desodorizantes), há respostas ambientalmente menos agressivas para evitar excessos de resíduos de embalagens, tal como alternativas à escolha de produtos caros.

Os dentífricos em embalagem doseadora permitem um maior número de utilizações do que os acondicionados em tubo. Não é a quantidade do tubo que lava melhor os dentes mas sim um dentífrico efetivo com uma escova de qualidade e uma boa escovagem.

Entre o sabonete e o gel de duche, não há que hesitar na escolha: o gel é altamente poluidor e um sabonete de 250 g permite um número de utilizações idêntico a quatro embalagens de gel de duche de 250 ml. São de evitar os banhos de espuma, por serem prejudiciais à pele (para quem gosta de espuma, então é preferível usar algumas gotas óleos essenciais).

Os champôs não são todos iguais (há, de facto; champôs de tratamento), mas as marcas mais conhecidas lavam igualmente bem. Em termos ecológicos, é preferível comprar embalagens do tipo familiar e em materiais que sejam recicláveis (ver no fundo da embalagem se está escrito PET ou HDPE). Há truques que funcionam bem para evitar excessos no uso de champôs (por exemplo, o brilho do cabelo pode ser avivado com sumo de limão; pode-se diluir o champô com um pouco de água antes de o aplicar no cabelo, reduzindo a dose e repartindo-o melhor).

Quanto aos desodorizantes, recomenda-se a forma em stick, roll-on ou vaporizador, sendo totalmente desaconselhado o aerossol. Sempre que possível, deve escolher-se um desodorizante em embalagem recarregável e sticks de maior dimensão para evitar a proliferação de resíduos de embalagens.

Para uma higiene pessoal mais sustentável, cada um de nós pode agir escolhendo sempre que possível produtos que consomem menos recursos naturais e energéticos, que produzam o menor número possível de resíduos e que sejam produtos aceitáveis em termos sociais Dois tipos de bens de consumo são utilizados para os cuidados do corpo e da higiene pessoal:

Produtos

Champôs, sabões, cremes de barbear, dentífricos, etc. É possível encontrar produtos mais respeitadores do ambiente, sobretudo ao nível dos champôs, sabões e cosméticos para os quais existem diferentes rótulos, havendo mesmo produtos biológicos.

Existe atualmente um rótulo ecológico europeu para os sabões, champôs e amaciadores, com critérios que visam sobretudo: evitar a poluição da água reduzindo a quantidade de ingredientes potencialmente nocivos e a carga tóxica do produto; reduzir a produção de resíduos limitando a quantidade de embalagens; reduzir ou prevenir os riscos para o ambiente associados à utilização de substâncias perigosas.

Acessórios

Escovas de dentes, lâminas de barbear, fio dental, toalhetes, etc. É cada vez maior o número de acessórios de higiene que são elétricos e que consomem energia, pondo-se a questão da sua eficácia relativamente aos produtos não elétricos. Aos consumidores compete escolher aqueles que consomem menos energia, que têm uma duração maior ou produzem menos resíduos.

Há um conjunto de acessórios que podem ser escolhidos com base na sua composição. Por exemplo, já existem toalhas em algodão biológico no mercado. Devemos pôr igualmente a questão quanto à necessidade de utilizar toalhetes, eles produzem uma elevada quantidade de resíduos e não são importantes.

Texto de Mário Beja Santos

Autoria Equipa DOLCETA

 
DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.