quarta-feira, 4 de julho de 2012

Os Serviços na educação do consumidor




Os serviços de água, eletricidade, gás, telefones fixo e móvel, entre outros, garantem uma base de bem-estar às populações.

A partir das décadas de 80-90 do século XX o setor público ganhou uma nova estrutura e abriu-se um debate sobre o âmbito e a operacionalidade dos serviços que o Estado deve garantir aos cidadãos, no âmbito do "modelo social europeu" que consagra um conjunto de serviços públicos essenciais capazes de garantir uma base de bem-estar a todos.





somos todos consumidores de serviços e produtos?



Em todas as idades, de manhã à noite, consumimos produtos e serviços. A água que bebemos, o leite, o pão e os laticínios do pequeno-almoço, a merenda que levamos para a escola, são bens de consumo. O bilhete do transporte, a luz que temos no nosso candeeiro, o gás com que fritamos um ovo são serviços.
A legislação define regras que acautelem o uso que fazemos desses bens de consumo e serviços: devem ser seguros; devemos ter informação honesta e não nos defraudar as expectativas; etc..
Temos pois deveres mas também temos responsabilidades quando adquirimos esses bens e serviços. Por exemplo, eles devem ser ambientalmente mais corretos e devemos usá-los com responsabilidade para que as gerações futuras tenham menos problemas ambientais do que os que existem presentemente.


Para consultar planos de aula e materiais aplicados, aceda ao sítio:
http://dolceta.eu/portugal/Mod4/Licoes-1-e-2-7-11-Anos.html




Autoria Equipa DOLCETA

DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.