sexta-feira, 13 de julho de 2012

Falando-se de Glossários...

O grande tema "Consumo sustentável" assim como os demais grandes temas do projeto Dolceta, apresentam glossários...

Vamos conhecer o Glossário do tema... Consumo Sustentável" e nada melhor que começarmos pela letra...



Acidificação, Atividade física, Aditivo, Aditivo alimentar, Adubo, Adubos químicos, Agência Europeia do Ambiente (AEA), Agência Portuguesa do Ambiente, Agenda 21, Agenda 21 Local, Agente patogénico, Agricultor de subsistência, Agricultura biodinâmica, Agricultura biológica, Agricultura integrada, Agricultura sustentável, Agroturismo, Água cinzenta, Água destinada ao consumo humano, Água potável, Água residual, Alérgeno, Alimentação, Alimento, Alimento funcional, Alimentos biológicos, Alóctone, Alterações climáticas, Amigo do ambiente, Análise do Ciclo de Vida (ACV), Antibiótico, Antropogénico, Aquecimento global, Aquecimento solar, Ar interior ou sindroma dos edifícios doentes, Aterro sanitário, Atmosfera, Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), Avaliação do Ecossistema do Milénio

Acidificação

Processo que consiste no aumento da acidez do meio, com alteração do equilíbrio dos ecossistemas. É consequência da volatilização de diversos compostos, em especial óxidos de azoto e amónia, que contaminam as chuvas. Algumas das suas consequências mais visíveis são o definhamento das florestas e a degradação de monumentos.

Atividade física

Todo o movimento corporal do qual resulte gasto de energia. Inclui atividades da vida diária como o trabalho, ir às compras e a atividade doméstica.

Aditivo

Substância que se junta a outra para melhorar as suas propriedades.

Aditivo alimentar

Substância adicionada a um género alimentício por razões de fabrico, de apresentação ou de conservação (corantes e conservantes, por exemplo).

Adubo

Adubos químicos

Substâncias sintéticas que se misturam com o solo para o fertilizar.

Agência Europeia do Ambiente (AEA)

Organismo criado pelo Conselho Europeu em 7 de Maio de 1990, com o objetivo principal de compilar dados ambientais rigorosos, essenciais para uma política ambiental eficaz. A sua sede localiza-se em Copenhaga, na Dinamarca. Ver http://www.eea.europa.eu/pt.

Agência Portuguesa do Ambiente

Instituto sob a tutela do Governo, criado em 2007 após a fusão do Instituto do Ambiente com o Instituto Nacional de Resíduos, cujo principal objetivo é permitir a implementação de políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável. Ver www.apambiente.pt.

Agenda 21

Programa de ação das Nações Unidas para o ambiente e o desenvolvimento no século XXI, aprovado na Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Permanece hoje em dia uma referência mundialmente reconhecida, enquanto guia de gestão ambiental, de implementação do desenvolvimento sustentável e de apoio à decisão.

Agenda 21 Local

Estratégia de ação ao nível local, promovida pelo Conselho Internacional para as Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI), que visa promover a esta escala os objetivos da Agenda 21, através da preparação e implementação de um plano de ação estratégico de longo prazo para as prioridades locais de desenvolvimento sustentável, procurando o bem-estar social e a melhoria da qualidade do ambiente. Ver www.agenda21local.info/index.php.

Agente patogénico

Agente causador de problemas de saúde.

Agricultor de subsistência

Agricultor que produz alimentos à medida das necessidades da sua família, pouco ou nada restando para vender.

Agricultura biodinâmica

Método de agricultura baseado na filosofia de que os diversos aspetos das explorações agrícolas são interdependentes, devendo por isso ser considerados como um todo integrado. As suas práticas estão em harmonia com a natureza e compreendem uma variedade de técnicas, tais como a compostagem local e a rotatividade de culturas. Tal como para a agricultura biológica, existem entidades próprias para a certificação da agricultura biodinâmica.

Agricultura biológica

Conjunto das técnicas de cultura e dos métodos de criação dos animais cujo objetivo é preservar a qualidade biológica dos produtos agrícolas e respeitar os equilíbrios naturais. A agricultura biológica surge como uma reação à agricultura intensiva que perdeu a noção de um justo equilíbrio entre a natureza e as necessidades do homem. Requer um processo de controlo e certificação por um organismo privado reconhecido.

Agricultura integrada

O Modo de Produção Integrado (MPRODI) é um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade que utiliza os recursos naturais e mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção prejudiciais ao ambiente e de modo a assegurar, a longo prazo, uma agricultura viável. Em produção integrada, é essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.

Agricultura sustentável

Tem como objetivo desenvolver sistemas de exploração agrícola capazes de manter a sua produtividade e utilidade para a sociedade indefinidamente, conservando recursos, protegendo o ambiente, sendo socialmente solidários e comercialmente competitivos.

Agro-turismo

Modalidade de turismo praticada em espaço rural, por agricultores familiares que assim partilham com o exterior o seu modo de vida. Mantendo as suas atividades agro-pecuárias, os agricultores oferecem serviços de qualidade, promovendo, valorizando e respeitando o ambiente e as culturas locais.

Água cinzenta

Água residual utilizada a partir de canalizações de outros locais que não as sanitas, como os chuveiros e lavatórios e que, como tal, conterão menos agentes patogénicos. Uma vez tratadas, podem ser reutilizadas para outros fins como as descargas dos autoclismos, a lavagem da roupa ou a rega do jardim.

Água destinada ao consumo humano

Em Portugal este bem de consumo fundamental é, em geral, considerado em conformidade. Há, não obstante, problemas de contaminação microbiológica e química. A contaminação microbiológica é praticamente inexistente. Já a contaminação química, por envolver metais, nitratos e pesticidas, é mais frequente. O mais grave dos metais contaminadores é o chumbo. O alumínio é outro metal contaminante. A aplicação de pesticidas constitui um risco de contaminação das águas devido ao seu escoamento para os lençóis freáticos.

Água potável

Água com condições suficientes para ser ingerida pelo homem, suprindo as suas necessidades vitais sem efeitos nefastos para a sua saúde.

Água residual

Águas cuja composição resulta de diversas actividades ou ocorrências ligadas à vida do homem e das comunidades humanas, as quais podem ter origem: na necessidade de carrear resíduos domésticos, comerciais, industriais, agrícolas ou agro-pecuárias, para longe dos locais de produção; na utilização da água para fins higiénicos, recreativos e outros; na defesa dos aglomerados populacionais contra inundações causadas pela precipitação.

Alérgeno

Também designado de alergénio, é toda a substância que induz e determina uma alergia e os efeitos que lhe estão associados.

Alimentação

Ação de fornecer ao organismo os alimentos de que necessita, sob a forma alimentar. Compreende as ações voluntárias de escolha, preparação, distribuição pelas refeições, mastigação e deglutição, seguidas dos processos de nutrição (digestão, transporte de nutrientes até às células, metabolismo e eliminação dos restos metabólicos).

Alimento

Toda a substância utilizada para nutrir o homem, bem como todos os seres vivos, contribuindo para assegurar diversas funções orgânicas.

Alimento funcional

Qualquer alimento ou ingrediente alimentar que possa trazer um efetivo benefício para a saúde, para além dos nutrientes tradicionais que contenha. Os alimentos designados por super fortificados, que contêm mais de 100% da DDR (dose diária recomendada), de vitaminas ou minerais, ou outros suplementos, também fazem parte desta categoria.

Alimentos biológicos

Alimentos produzidos sem recurso a pesticidas, fertilizantes, hormonas de crescimento, antibióticos, aditivos artificiais, corantes alimentares ou radiação ionizante, e que não é ou não contém qualquer constituinte OGM. Devido a preocupações com a saúde, com a segurança alimentar e com o ambiente, este segmento tem vindo a sofrer nos últimos anos uma evolução considerável. Tradicionalmente distribuídos em circuitos restritos como as lojas dietéticas e de produtos biológicos, encontram-se hoje em dia nos canais da grande distribuição.

Alóctone

Espécie alóctone ou exótica é aquela que não tem as suas origens no local onde existe.

Alterações climáticas

Alterações nos padrões climáticos globais (tais como temperatura, precipitação ou vento), que se prolongam por períodos de tempo alargados, em resultado tanto de processos naturais como da atividade humana. Actualmente, a preocupação que se põe é que a atividade humana tem vindo a superar os processos naturais no desencadeamento das alterações climáticas mais significativas do nosso tempo.

Amigo do ambiente

Produto, prática ou processo “verde”, não prejudicial para o ambiente, que não produz emissões ou resíduos perigosos ou desnecessários e minimiza a utilização de recursos naturais não renováveis.

Análise do Ciclo de Vida (ACV)

Processo de avaliação dos impactes ambientais de um produto, ou da função para a qual é concebido, durante todo o seu ciclo de vida (extracção de matérias-primas, produção, embalagens, distribuição, uso e fim de vida), de forma a optimizar a eficiência do uso de recursos e minimizar a produção de emissões e resíduos. Também conhecida por “análise do berço à cova”.

Antibiótico

Substância química produzida por microrganismos ou de forma sintética, que tem a capacidade de inibir o crescimento e destruir bactérias e outros micróbios.

Antropogénico

Resultante da ação humana, direta ou indireta.

Aquecimento global

Aumento da temperatura média da atmosfera da Terra junto à superfície que é acelerada pelos gases com efeito de estufa (GEE) emitidos pelas actividades humanas (agricultura, indústria, transportes, sistemas de aquecimento).

Aquecimento solar

Aquecimento do ar ou da água por meio de energia solar. No aquecimento das casas, a energia solar pode cobrir uma percentagem muito elevada das nossas necessidades, a partir de técnicas como a acumulação de calorias solares ou o aquecimento da água por meio da energia solar. O aquecimento da água para os nossos banhos realiza-se também por meio de aquecimento solar.

Ar interior ou síndroma dos edifícios doentes

Em geral, associa-se a poluição a um fenómeno exterior, mas a verdade é que ela também nos afeta da porta para dentro. Tanto os escritórios como outras instalações comerciais geram a sua cota parte de poluentes interiores e por isso o “síndroma de edifício doente” veio a ser forjado para descrever as instalações onde, por uma combinação de fatores, é insalubre trabalhar.

Aterro sanitário

É o local onde se depositam resíduos, com controlo sanitário, para serem posteriormente compactados, e que é selado após o seu preenchimento total.

Atmosfera

Massa gasosa que envolve o planeta Terra, constituída maioritariamente por azoto e oxigénio e, em fracções mais reduzidas, por dióxido de carbono, vapor de água e outros gases. Distribui-se por camadas com diferentes características; troposfera (junto à superfície), estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera (mais afastada da superfície).

Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)

Instrumento de prevenção fundamental da Política do Ambiente e do Ordenamento do Território, tendo por base a realização de estudos e consultas, e recorrendo à participação pública e a análises de possíveis alternativas, tem por objeto a recolha de informação, identificação e previsão de efeitos ambientais de determinados projetos, bem como a identificação e proposta de medidas que evitem, minimizem ou compensem esses efeitos, tendo em vista uma decisão sobre a viabilidade da execução de tais projetos e respetiva pós-avaliação.

Avaliação do Ecossistema do Milénio

Estudo divulgado em 2005, com o financiamento da Organização das Nações Unidas e do World Resources Institute, tendo envolvido mais de 1300 cientistas de 95 países. Durante cinco anos foram avaliadas as consequências da alteração dos ecossistemas para o bem-estar humano e estabelecida a base científica para definir as medidas necessárias para melhorar a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas. Ver www.maweb.org/.


Autoria Equipa DOLCETA

DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.