sábado, 14 de julho de 2012

Estabilidade de Preços


Como se estabelecem os preços numa economia?




Em termos simples, podemos dizer que os preços resultam do “encontro” entre a oferta e procura. Imagine-se um leilão onde um lado vende produtos e serviços e um outro lado que pretende adquirir esses mesmos produtos e serviços. Quando as ofertas são aceites pelos vendedores obtêm-se um preço para a transacção de bens e serviços. O preço pode ser entendido como um “equilíbrio” entre a oferta e a procura.

O que faz os preços subir? O que gera a inflação?

  • As variações de preços fazem-se sentir quando há alterações na oferta e na procura de um bem. O aumento da procura de um bem, mantendo a oferta constante, levará a um aumento do seu preço. Assim, os preços tendem a aumentar quando a procura é superior à oferta, seja por aumento da procura, seja por diminuição da oferta, mantendo tudo o mais constante. Na base de um aumento da procura poderá estar factores como o aumento de poder de compra, em resultado de, por exemplo, aumento da massa monetária por via do sistema bancário ou por via salarial, ou a redução da capacidade de produção de um bem (incapacidade da oferta em satisfazer a procura). Exemplo: quando os produtores de uva na Europa anunciaram que as suas colheitas ficaram destruídas por um furacão, os produtores de vinho souberam que haveria uma diminuição de colheitas relativamente à procura dos produtores de vinho o que levaria a um aumento geral dos preços do vinho.
  • A inflação pode ser entendida ainda como consequência de um aumento de custos. Um produtor que sofra um aumento num custo de produção, seja salário, matérias-primas ou custos de transporte, tenderá a aumentar o preço do bem por ele produzido de forma a manter a viabilidade do seu negócio. Exemplo: um fornecedor local de energia aumenta o preço da electricidade. O padeiro local que utilize energia eléctrica irá aumentar os preços dos seus produtos caso contrário perderia dinheiro ou entraria em falência). Um aumento de salários superior à produtividade pode ser entendido igualmente como um factor gerador de inflação que se verifica quer pelo aumento da procura (ao conferir maior poder de compra e consequente aumento da procura), quer pelo aumento dos custos (levando por esta via a um aumento do preço dos bens à saída da produção).

Como se medem os preço?

Os preços são normalmente medidos pelo índice de preços no consumidor (IPC). Este índice mede as variações no preço de um cabaz de bens que um consumidor ou família compraria de forma regular. O conteúdo do cabaz é harmonizado a nível europeu, o que significa que todos os estados membro utilizam os mesmo métodos estatísticos para calcular o seu IPC. Cada mês, instituto de estatística de cada país calcula o nível geral de preços e compara-o com o mês homólogo de forma a calcular o aumento ou diminuição de preços.

Veja aqui:

Filme de animação sobre a estabilidade de preços destinado às escolas






Autoria Equipa DOLCETA
DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.