quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como gerir o orçamento familiar?



Tem dificuldades em gerir o seu orçamento familiar e evitar as angustias do final do mês; está endividado e não sabe como resolver essa situação; deseja viajar nas férias mas não sabe se será razoável do ponto de vista do orçamento familiar; quer ter um melhor controlo sobre as suas despesas ... as informações seguintes têm por finalidade dar-lhe alguns conselhos sobre a maneira de gerir, planificar e controlar o seu orçamento.


Sabe gerir o seu orçamento familiar ?

A gestão de um orçamento familiar é uma tarefa de todos os membros do agregado familiar. É fundamental saber controlar o orçamento disponível quer numa simples ida ao supermercado quer na aquisição de uma máquina de lavar roupa. Deve-se conhecer em cada caso a capacidade financeira.


Definição de capacidade financeira. 


Analise a sua capacidade financeira antes de tomar qualquer decisão de compra e só depois é que deve decidir em conformidade com o resultado

Para estudar a sua capacidade financeira (ou capacidade de pagamento de prestações) volte novamente à fase de estabelecer um orçamento receitas-despesas. (aceda ao documento através de click na frase sublinhada e identificada com amarelo)


Se o montante das receitas é inferior às despesas (saldo negativo), vai deparar-se com dificuldades financeiras. Consequentemente, terá de renunciar no imediato a contratar novos empréstimos. Tente reduzir as despesas correntes! 
Se as suas receitas e despesas são equivalentes (saldo nulo), é preferível adiar o recurso ao crédito, e por isso a compra desejada. 
E finalmente, se as suas receitas excedem as suas despesas (saldo positivo), dispõe de uma certa capacidade de pagamento de prestações e pode recorrer ao crédito.  
Tenha em atenção que os reembolsos do crédito não devem ultrapassar a totalidade do seu saldo mensal disponível; na realidade o ideal é conservar sempre uma margem de segurança para fazer face aos imprevistos.
Nota: se os reembolsos de crédito excedem em mais de 30% os seus rendimentos (calculados após impostos e descontos sociais), é preferível que não se comprometa com uma operação de crédito.

Autoria Equipa DOLCETA


 
DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.