domingo, 1 de julho de 2012

3ª Conferência Internacional de Educação Financeira



Universidade de Aveiro iniciou-se na organização da Conferência Internacional de Educação Financeira em 2009, com a primeira edição, em Alvaiázere, subordinada ao tema “Perspetivas para Portugal”.

Tal como era referido no folheto dessa edição, “com esta conferência, pretende-se motivar a procura de respostas, através da troca de ideias e experiências, porventura da provocação, juntando individualidades nacionais e internacionais de instituições com responsabilidades e experiência nas áreas da Educação Financeira e levar esta discussão até àqueles que vão ter o papel final de fazer chegar a educação às pessoas: as escolas e as autoridades locais”.

Com o arranque, em 17/05/2011, do “Plano Nacional de Formação Financeira”, coordenado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que “pretende ser um instrumento destinado a enquadrar, dinamizar e difundir projetos de formação financeira”, estes objetivos são, hoje, mais atuais do que nunca.

3ª Conferência Internacional de Educação Financeira será um ponto de encontro, de troca de experiências e de divulgação de projetos de todos os que, em Portugal, estão envolvidos - e querem participar - no desenvolvimento das capacidades e das atitudes das pessoas para enfrentar os desafios financeiros do dia-a-dia com responsabilidade e autonomia.

Será, também, uma oportunidade para o próprio Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF). Desde logo, para incrementar a sua visibilidade, passar a mensagem, os objetivos e as ações que se pretendem desenvolver. Mas, também, para divulgar, discutir estratégias e afinar planos de ação com outros parceiros.

Com o tema da conferência deste ano, “Transversalidade e Cidadania”, procura-se abordar a educação financeira numa perspetiva mais abrangente, de desenvolvimento de melhores condições para o exercício da cidadania, e, por isso, transversal a toda a sociedade.

O público alvo é constituído pelas pessoas que desenvolvem atividades em áreas e setores com maior potencial de realização de ações concretas, no terreno, que possam funcionar como divulgadores, agentes replicadores e mobilizadores, nomeadamente os responsáveis e profissionais das áreas da educação, formação profissional, intervenção social, sindicatos e associações empresariais, comunicação social, banca, seguros, distribuição, etc…


         Inscrição


Autoria Equipa DOLCETA


DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.