quarta-feira, 23 de maio de 2012

automóveis,carro vermelho,carros,carros desportivos,carros vermelhos,fitas,iStockphoto,ocasiões especiais,prendas,presentes,surpresas

Quando a compra de uma viatura parece indispensável, há escolhas que são mais favoráveis do que outras, principalmente um modelo adaptado às necessidades do agregado familiar e cujas emissões de gases com efeito de estufa e outros poluentes sejam mais reduzidas.

Um modelo adaptado

Escolher uma categoria de carro nem sempre é evidente tendo em conta a diversidade de deslocações de um agregado familiar (deslocações correntes, férias, etc.) e o número variável de passageiros. Uma alternativa interessante pode consistir na compra de uma pequena viatura para as deslocações correntes e o aluguer de uma maior para ocasiões específicas, como as férias. Isto evita que se utilize diária e inutilmente uma viatura mais cara que consome e polui mais!

Nova ou usada?

Por razões de custo, é muitas vezes tentador comprar uma viatura usada. No entanto uma parte da economia efetuada aquando da compra pode ser desperdiçada principalmente por causa de um consumo de combustível (de modo idêntico à poluição) mais importante que nos carros de modelos recentes e que respondem a novas normas de emissões, muito mais severas.

Escolha de combustível

Os dois combustíveis mais correntes são a gasolina e o diesel. Eles não têm o mesmo impacte ambiental mas é difícil de decidir em termos de consumo e poluição. Com efeito, os tipos de emissões para a atmosfera são diferentes e assim dificilmente comparáveis em termos de impacte.
Diesel
  • Consome menos combustível
  • Produzem menos CO2
  • Produzem menos hidrocarbonetos não queimados
  • Produzem menos CO
Gasolina
  • Produzem menos partículas
  • Produzem NOx
Os motores a diesel são por conseguinte geralmente considerados como mais nocivos para a saúde por causa da emissão de partículas. Atualmente os filtros de partículas permitem contudo reter cerca de 95%, o que equivale para este tipo de emissão aos motores a gasolina. Os motores a diesel, além disso são preferíveis para a mudança climática porque emitem menos CO2.
Entre os combustíveis alternativos temos:
  • O GPL (gás de petróleo liquefeito), que é uma mistura de butano e propano. Os veículos que utilizam este tipo de carburante não produzem partículas, produzem menos CO2e muito pouco NOx, mas mais CO e hidrocarbonetos não queimados (em contrapartida menos tóxicos). Menos tributado que a gasolina ele é muito mais barato nas bombas de gasolina mas os motores consomem 30% mais que a gasolina. Calcula-se que em cilindrada equivalente os motores GPL produzem menos de 13% de CO2 que uma viatura a diesel e menos 10% que uma viatura a gasolina.
  • O gás natural, que é composto essencialmente por metano (CH4) e de outros hidrocarbonetos muito ligeiros. Entre estas vantagens, é de destacar que ele permite reduzir a dependência em petróleo, diminui as emissões de gases com efeito de estufa bem assim como os efeitos negativos sobre a saúde. No entanto, poucos veículos estão equipados com este tipo de carburante, principalmente por causa da raridade de estações de abastecimento

Para mais informações, consultar:


DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.