quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não feche a boca a um problema...RECLAME!


Antes de pensar em reclamar deve garantir que está suficientemente informado para assegurar o sucesso do protesto.

A maioria das empresas, ligadas ao sector financeiro, deve fornecer um serviço gratuito formal de reclamações. Para evitar a reclamação, o consumidor deverá ter acesso a toda a informação e regulamentação sobre os serviços que as empresas prestam.





Após a reclamação, a empresa prestadora do serviço, deverá investigar a legitimidade da mesma e dar uma resposta formalizada por escrito. Se continuar insatisfeito com a resposta, pode, de uma maneira geral:
  • conduzir a sua queixa para uma entidade, independente, reguladora; ou
  • levar o caso a tribunal.
Por forma a garantir os seus direitos, se entender haver matéria para prosseguir com uma reclamação, deverá seguir os passos que se seguem:

Tem motivos de queixa?

Nem todos os problemas são motivos de reclamação. Por exemplo, você pode investir num produto que não cresça tão rapidamente como esperava. O facto dos investimentos crescerem a taxas imprevisíveis, e tanto poderem cair como subir em valor, geralmente não é uma razão válida para uma denúncia. A não ser que não tenha sido avisado sobre esses riscos.
Outros casos, quando um produto ou serviço financeiro não resultou por maus serviços prestados pela empresa que você contratou, como sejam:
  • Serem cobradas despesas inesperadas ou excessivas;
  • Perder dinheiro por causa da lentidão da administração da empresa;
  • Haver uma disputa sobre de quem é a culpa se o dinheiro é roubado de uma conta;
  • Lhe forem dadas informações incorretas ou enganosas sobre um produto;
  • A empresa não chamar a atenção para uma condição particularmente rigorosa no contrato;
  • A empresa não ter executado um pedido expresso seu, ou
  • A empresa não lhe ter dado conhecimento sobre as alterações ao contrato. Ler mais
Faça a reclamação...como?
Encontrará, aqui, algumas dicas para melhor expôr a sua reclamação.
Em primeiro lugar, contacte a empresa com os detalhes da sua reclamação. Pode fazer isso por telefone, pessoalmente ou por carta. Ler mais.
Plataforma Dolceta - um mundo de informação e formação do cidadão enquanto consumidor esclarecido!



DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.