terça-feira, 1 de maio de 2012

Abusa do que come...em festas?


Em momentos de confraternização social, acontece comummente que a oferta alimentar, e de álcool, é abundante e muito atrativa, convidando todos os intervenientes ao seu consumo impulsivo. A facilidade com que uma pessoa cede, numa festa, num evento ou até mesmo num relaxado período de férias, merece alguns particulares cuidados perante contínuos abusos alimentares, que realizados em períodos de tempo tão curtos, poderão colocar o organismo em risco! A curto e a longo prazo...

Para a maioria das pessoas, a participação em eventos sociais representa uma situação pontual e por essa razão desencadeia facilmente alguma ansiedade e expectativa em torno do dia da sua concretização. Um dos aspetos nunca descurado e que alicia a organização de um destacável evento reside na oferta alimentar apresentada, quer do ponto de vista quantitativo como qualitativo, induzindo desse modo os participantes a promoverem esses serviços junto do círculo de amigos que possuem. Assim, é frequente as pessoas realizarem alguma privação alimentar prévia, nos dias que antecedem o evento, para depois se sentirem capazes de abarcar a vasta panóplia alimentar que os seus olhos alcançam e sem percecionar que, por causa disso, a absorção metabólica será assim potenciada.
Por outro lado, é frequente também encontrar em festas, ou outros eventos organizados, alimentos extremamente ricos em ingredientes que estimulam a gula ao consumidor mais resistente, nomeadamente em açúcar e em gordura. Como se não bastasse tratarem-se de alimentos de elevado valor energético, o consumidor encontra aqui a sua oportunidade para exagerar na quantidade ingerida e abusar desmesuradamente no seu consumo. Ato que vai, compulsivamente, mantendo ao longo de todo o dia festivo, sem respeitar horários, preferências alimentares e quantidades ingeridas.
E para potenciar todos os aspetos focados anteriormente, é preciso ressalvar que os eventos festivos, ou de férias, são certamente acompanhados de pausas na atividade física diária, razão pela qual todo o exagerado consumo alimentar poderá alcançar então sérios riscos para a saúde, com repercussões imediatas e a longo prazo também.
O aumento do colesterol no sangue (LDL), a desregulação do pâncreas pela continuada segregação de insulina, a sobrecarga renal que o consumo abusivo de sódio instiga, o consumo descontrolado de gorduras que dificultam a digestão, a presença acentuada de álcool, entre outros nefastos efeitos, podem provocar sérias desordens alimentares como sejam a hipertensão, a diabetes, crises hepáticas, renais ou de vesícula, espasmos intestinais, etc. Estes sintomas acontecem frequentemente nos dias subsequentes ao evento e alcançam sobretudo pessoas onde o consumo alimentar é habitualmente mais controlado, podendo assumir consequências muito graves e levar mesmo o consumidor ao coma diabético ou alcoólico, consoante apresenta maior, ou menor, resistência metabólica.
Assim, se for convidado para um evento, proteja a sua saúde respeitando sempre os seguintes cuidados... Ler mais.


Mais informações

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.