sexta-feira, 27 de abril de 2012

Educação do Consumidor


Vivemos numa sociedade impregnada de consumo. Somos, aliás, consumidores para toda a vida. 
Esta situação é completamente nova, em termos civilizacionais, iniciou-se depois da segunda guerra mundial quando nos países da América do Norte, da Europa Ocidental e em algumas regiões da Ásia e da Oceânia se instalou um modelo económico assente na produção, distribuição e consumo de massas.
Consolidou-se uma nova realidade no mundo dos negócios, na lógica da produção e da transformação dos bens e da apresentação dos serviços, todas as atividades comerciais tiveram que se adaptar às exigências de um mercado com cada vez mais escolhas e cada vez mais contratos. Nestas circunstâncias, o consumidor viu-se confrontado com a necessidade de conhecer as suas próprias necessidades e de estabelecer novas hierarquias, estabelecer critérios para as suas compras e adquirir comportamentos solidários e responsáveis, para procurar assegurar uma intervenção cívica, coerente e organizada, no consumo e nos seus efeitos nas atividades económicas e no planeta. A informação e a educação do consumidor constituiram-se como dois direitos fundamentais para assegurar um bom uso do dinheiro, escolhas seguras, responsabilidade face ao mercado e ao bem comum, e um acesso mais sustentado ao bem estar e à qualidade de vida.

Por que é importante a Educação do Consumidor?

As mudanças rápidas e os riscos potenciais do consumismo a que se assiste na sociedade atual, tornam um imperativo para quem é consumidor que ele tenha em consideração e reflita sobre as consequências das suas boas e más opções no que se refere ao consumo.
Nenhum consumidor está, por si só, habilitado a fazer uma filtragem, de modo racional e crítico, das mensagens da publicidade que os assaltam a toda a hora. Os cidadãos precisam de informação e de educação que lhes permita alcançar uma consciência crítica, que os leve a distinguir entre necessidades reais e necessidades artificiais e o modo de as gerir.
Para conhecer que tipo de consumidor se é, nada melhor que fazer um teste rápido no sítio http://dolceta.eu/portugal/Mod4/Que-consumidor-sou-eu.html

Depois do teste realizado, partilhe connosco os seus resultados e dê-nos a sua opinião ou sugestões que considere interessantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.